quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Fechando a primária da shovel 69

A reforma da shovel caminha. No meu ritmo, sem pressa, respeitando o tempo que tenho disponível, e cumprindo as etapas que programei.

É verdade que estou sempre voltando atrás para corrigir algum problema não previsto ou uma surpresa que a velhinha me apronta. Às vezes rola um certo perfeccionismo involuntário (ou absolutamente consciente), mas tem também os casos em que o atraso se dá por alguma merda feita. Hoje mesmo estou atrás do parafuso do automático que quebrei na hora do aperto. Mais um passo atrás antes de seguir adiante.


Faça merda você mesmo...

Voltando ao tema do post, quem acompanha o blog viu quando desmontei a primária e as necessidades que identifiquei. Aqui: Troca da Primária


Comecei limpando o tambor que estava bastante sujo de óleo e restos de disco de embreagem.


Substituí o pinhão da primária que já estava gasto. O antigo vai para o estoque de peças usadas mas ainda aptas a trabalhar mais um pouco.


Instalei uma corrente nova da Diamond com 82 elos. Para dar o aperto, prendi o pinhão usando um calço em forma de escada, próprio para travar essa corrente.


O próximo passo foi inverter o tensor da corrente que estava ao contrário. Originalmente, o parafuso de regulagem fica em cima, mas tanto a Dercy quanto a Aracy traziam este parafuso na parte de baixo, provavelmente para conseguir mais tensão nas correntes já gastas.


Pinhão e corrente novos, tambor de embreagem limpo, trava instalada, chavetas, discos de embreagem novos e junta da James Gaskets.

Tudo pronto, pelo menos até a próxima surpresa.

3 comentários:

Tovar disse...

Belo trabalho. Agora já falta menos do que quando começou...
Sinto que logo vamos ouvir um som por aqui.

Everton disse...

Pedrao, ja ouviu falar em Bel Drive?

Pedrão disse...

Olá Everton, se for o que estou pensando, eles também são conhecidos por Open Belts. São bem legais e muito usados nas choppers.
Particularmente, prefiro no original.
Abs,
Pedrão