quinta-feira, 18 de julho de 2013

Retirada do pinhão da Shovel 69

Acho que já contei essa história por aqui. Há uns anos atrás, o fogo lambeu uma conhecida loja de ferramentas aqui do Rio. Com o fogo, as ferramentas perderam a têmpera e ficaram impróprias à comercialização.

Foi aí que o dono da loja resolveu fazer um saldão com as ferramentas que haviam sido submetidas ao calor, vendendo-as por quilo. Fui lá e arrematei um lote, quase todas em polegadas.

Uma das que eu comprei foi uma chave de boca da Williams de 1-13/16". Pois foi esta chave que me salvou o serviço de retirada do pinhão da Dercy.


A ferramenta que eu precisava era uma chave soquete bastante longa de 1-7/8". Já tinha pensado em comprar um soquete, cortar, soldar um tubo, furar e transpassar um tarugo de ferro para poder desenroscar a porca do pinhão. Mas olha só o trabalho que ia dar.

Como a diferença da 1-13/16" para a 1-7/8" é de apenas 1,5 mm, resolvi tirar a diferença na lima.


E não é que deu certo? Para travar o pinhão, usei uma peça feita em polietileno, própria para isso, em formato de escada.


Sem muito esforço a porca saiu. Essa também tem rosca esquerda.


Os dentes do pinhão já estavam finos e tortos. A substituição era urgente.


Eis aí a mesma mistura de óleo + graxa + areia + terra por onde gira o pinhão.


Depois da limpeza, verifiquei as condições do anel selador, dei uma olhada na folga do eixo e decidi não abrir a caixa do câmbio.

Agora é trocar o fluido e reinstalar tudo de volta.

Nenhum comentário: