quarta-feira, 24 de abril de 2013

A ferramenta certa

Tudo o que foi feito e os comentários sobre o assunto desta postagem estão no marcador "Caixa de direção" logo abaixo da foto principal do blog. Mas se o interesse for "suspensão", basta procurar este marcador. Carburador? Tá lá. Reforma da shovel? Clique em "Dercy". E assim por diante...

Depois de mandar as mesas para a eletrostática, esta semana fechei a caixa de direção após a retirada dos rolamentos e substituição de todos os componentes por novos, incluindo os próprios rolamentos, os guardas-pó, coroa, arruela e porca de travamento.


Para instalar o rolamento fiz a experiência sugerida pelo MH: por a peça inteira no freezer para o aço retrair e o rolamento entrar mais fácil. Não entrou fácil mas difícil também não foi. Mas tive que marretar, primeiro com a chave de boca e a proteção do guarda-pó antigo, depois com um cano de ferro que se mostrou bem mais eficiente.


Depois partí para instalar as pistas. O Maurício emprestou uma ferramenta interessante e muito útil da Jims. Recomendo. Trata-se de duas bases onde se encaixam as pistas nas extremidades de um grande parafuso sem cabeça.


A ferramenta é essa aí de cima. Numa extremidade vai a pista do rolamento superior e na outra a pista inferior.


Atravessando o parafuso dentro da caixa de direção, é só apertar as porcas até que as pistas se posicionem no lugar.


Sem marreta.


Pistas novas instaladas.


Instalados os rolamentos e encaixado o canote da mesa inferior, é só fechar com o guarda-pó e a coroa. É aqui que se regula o aperto da direção. O jogo de um lado para outro não deve estar muito mole, nem tão duro que ofereça resistência ao girar o guidão.


Com a mesa superior instalada, serviço terminado com o arrocho da porcona de acabamento que substituiu a porca original.

Agora é instalar as bengalas.

Nenhum comentário: