sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reinstalando o starter da shovel

Na medida do possível, vou tentando organizar os temas relacionados à reforma da shovel, inserindo marcadores para uma visualização segmentada mais rápida. Assim, esta postagem e as demais sobre o motor de arranque estarão vinculadas ao marcador "Starter da Shovel".

Pois bem. Apesar de estar funcionando, ao retirar o motor de arranque para inspeção, verifiquei que ele estava bastante sujo, com muita fuligem na tampa, sujeira em torno de todo o induzido, carcaça com pintura rachada e com as escovas já bem gastas, necessitando substituição.

 
 Depois de escovar a carcaça e deixá-la apresentável, parti para a troca das escovas.


Retirei as escovas velhas. Dá para ver que o desgaste já havia atingido o fio de cobre.


Depois de instaladas e reposicionadas, chegara a hora do grande desafio: inserí-las na "lojas" do suporte.


Para manter as escovas dentro das "lojas", pressionadas pelas molas que as empurram para fora, usei prendedores de roupa e a ajuda providencial de minha mulher, que já está entendendo mais de shovel do que muito marmanjo por aí.


A montagem deve ser feita casando o "dente" que existe na carcaça e na tampa de trás do starter. Se não fizer isso, o giro do induzido tenderá a girar todo o conjunto. Já na tampa frontal do comutador, as duas linhas desenhadas em alto relevo devem também ser "casadas" com o terminal do starter.


Depois de limpar o copo onde se aloja a engrenagem de transmissão, repus a graxa em quantidade generosa e reassentei o defletor de óleo.   


Por final, ajustei e apertei os parafusos. Agora é testar. 

Nenhum comentário: