domingo, 24 de fevereiro de 2013

Fechando o comando de válvulas

O comando de válvulas original que estava instalado na shovel tinha sinais de erosão e perda de material em pelo menos duas das pistas. Fiz a seleção que considerei teoricamente a mais adequada, e optei por um Andrews "J", um pequeno upgrade em relação ao comando original.


Primeiro, tirei a graxa de proteção e lubrifiquei com óleo de motor.


Reinstalei as engrenagens e o comando de válvulas.


Fiz a sincronização das engrenagens...


... e substituí a junta da tampa.


Depois de fechar, ainda sem aparafusar, fiz a medição da folga do comando através da janela do guia de válvulas do cilindro traseiro.

Essa folga deve existir pois, com o aumento de temperatura, o eixo do comando dilata-se e ajusta-se à loja da tampa. Caso não se ajuste o comando com a folga devida, corre-se o risco de travar com o aumento de temperatura, e aí, fudeu.

Acontece que a folga recomendada é mínima (cerca de 0,1 mm) e isso pode ser aproximado com o uso de anéis espaçadores específicos de diversas medidas. Aliás, o ajuste da folgas das engrenagens é bastante difícil, sobretudo em uma moto com mais de 40 anos de uso, pois cada uma delas possui uma folga recomendada.

O comando de válvulas está com uma folga de 0,35 mm. Fosse 0,2 mm eu toleraria. Mas com 0,35, já penso em instalar um espaçador.

Nenhum comentário: