quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Reforma do starter da shovel

Como a proposta da reforma é recuperar quase tudo na shovel, hoje resolvi sacar o velho motor de arranque e dar uma geral no distinto. Ele até que estava funcionando bem mas, mesmo assim, a ideia era inspecionar o estado das escovas, além de dar um trato na carcaça já toda machucada.

O starter da shovel é do tipo Prestolite e nada mais é do que um motor elétrico acionado pela chave ou botão de partida, com a função de romper a inércia interna do motor e iniciar seu movimento. O solenóide atua em paralelo, fornecendo energia para a bobina e deslizando a cremalheira para o acionamento.


Primeiro, é preciso tirar os dois longos parafusos que atravessam a peça da capa do comutador até a capa da base.


Queria tirar o induzido junto com as escovas para ver se as inspecionava sem tirá-las do lugar. Mas não rolou. Quando puxei a peça, o induzido ficou preso na capa e as escovas pularam fora das lojas.


A carcaça estava muito descascada e a pintura grossa não permitia a leitura do número de tipo do starter. Decidi escová-la.


O estado interno do motor já indicava a necessidade de uma boa revisão. Muita fuligem de carvão impregnada por todo lado.


As escovas já estavam na hora de serem trocadas. A recomendação é que sejam trocadas quando atingirem 1/4", e elas estavam com cerca de 0,5 cm.


O estado da cremalheira (10 dentes) e do rolamento era bom apesar da fuligem impregnada. Vou sacar o rolamento e lavar a cremalheira com gasolina.

  
O induzido também apresentava bom aspecto. As barras de cobre tinham boa altura em relação aos vãos mas, mesmo assim, vale uma limpeza, afinal, já abri a peça.


Limpei tudo com gasolina e detergente e tirei toda a fuligem acumulada. No interior da carcaça usei uma pequena escova de aço e pano para tirar a sujeira.


Usei a escova na furadeira para tirar a tinta grossa da carcaça. Vou pintá-la novamente.


Agora sim deu para ler o que estava gravado na carcaça.

Agora é comprar o jogo de escovas certo, testar a corrente do induzido, pintar a carcaça e reinstalar a peça. É muito serviço mas não estou achando nada mal.

Nenhum comentário: