segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Parte III - Abertura do cabeçote dianteiro da shovel (cont...)

Ontem mostrei a abertura e limpeza da câmara de combustão da shovel. Hoje voltei à garagem para acabar o serviço, limpando a cabeça do pistão dianteiro e desmontando a tampa do cabeçote. 

A tampa do cabeçote da shovel guarda os balancins, responsáveis por dar o movimento acionado pelo comando de válvulas, abrindo-as e fechando-as no momento em que o came atinge os roletes na base dos tuchos.


O primeiro problema (?) que encontrei foi uma certa folga entre o balancim esquerdo e o espaçador. Coisa de 1 mm. Essa folga não existe no balancim direito e me preocupou. Essas folgas costumam ser as causas de pequenos ruídos, tec-tecs, etc, quando em trabalho.

Os espaçadores dos balancins de admissão e escape estão com a mesma espessura, o que me leva a crer que o desgaste pode estar no próprio balancim ou no miolo.

A solução é medir e mandar usinar um espaçador um pouco mais largo para cobrir essa folga, ou ainda inserir uma arruela na folga. Mais prá frente vou ver isso.



                             Retirei a porca anterior que prende o rocker shaft.


Umas batidas com um martelo e um bit de cone ôco no lado oposto, e a primeira haste saiu. Aqui um segundo problema: a porca que arremata a ponta da haste estava presa e não saiu de jeito algum. 



Retirei o espaçador.


Balancins também fora da tampa...


Pus a peça no torno e corri o risco de fazer uma boa merda, mas tirei a caralha da porca na marra. Chegou a gritar prá sair.


Dei uma boa lavada com gasolina nas peças. A porca anterior, as arruelas e o-rings serão devidamente substituídos por novos.


Com tudo etiquetado e guardado, hora de lavar a tampa com gasolina, um bocado de água com detergente e... mandar polir. Deve ficar duca...

2 comentários:

Luciano disse...

Tá " bunito " de se ver!! EEE

Luiz Henrique Magalhães disse...

Dercy no Dr. Hollywood KKKKKKK.

Como será que vai terminar ?