segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Panshovel 1966 - Filtro de Óleo

Na postagem anterior sobre a reforma do tanque de óleo, o Comandante Lobo, também dono de uma bela Panshovel 1966, perguntou sobre o filtro de óleo da Dercy.

Pois bem. Dercy andou um bom tempo sem filtro de óleo. O filtro de óleo das shovelhead até 1981 ficavam dentro do tanque, imersos no óleo, e limpavam o fluido de retorno que entrava pelo suspiro da tampa principal.

Originalmente, os elementos de filtro eram de feltro, envolvidos por um copo e tensionados por uma mola presa em um clip. Todo este conjunto não veio com a moto.

Porém, uma solução barata e de mesma eficácia é a instalação de um filtro especialmente produzido para as shovel. Este aí debaixo foi feito pela Prefform.

 

Quando procurar, vale se certificar se acompanha o o-ring porque ví alguns a venda sem esse anel de borracha, fundamental para evitar a passagem do óleo por fora do filtro.


O elemento de filtro se encaixa na boca da tampa principal do tanque de óleo.


O o-ring veda o interior da boca do tanque e a mola cuida de pressionar o conjunto para baixo, dando o aperto necessário no anel.


Acima, uma visão do elemento de filtro sem a tampa.


A tampa vai por cima e dá o aperto na mola, pressionando o o-ring.


A Dercy veio com esta vareta de nível acoplada na base da tampa. Esta vareta tem que sair para que a tampa seja tensionada sobre o filtro.


Além do filtro "in tank", ainda conto com a opção de um filtro externo. Este filtro vai no meio caminho das linhas de óleo, filtrando o fluido que retorna ao tanque. Pensei em instalá-lo mas, como ele é externo, ainda tenho dúvida se esteticamente vai me agradar.

Vamos ver...

Nenhum comentário: