quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Motor de arranque...

Comentários sobre o motor de arranque 

Minha FXSTB 2001 começou a falhar na hora de ligar. Demorava  a virar o motor. Fiquei desconfiado, pois o leque de causas é bem grande.

O problema  evoluiu  até que um certo dia ao ligar a moto, simplesmente o motor de arranque acionava mas não girava o motor. Parecia uma ventoinha ligada.

Questionei sobre tal infortúnio com os amigos. Alguns teceram comentários no intuito de ajudar essa alma.  Com base nas informações dos amigos e de um mecânico, os principais pontos da origem do problema poderiam ser o solenóide, como também o desgaste prematuro das escovas e carvões que ficam em volta do coletor do motor de arranque.

Com a ideia fixa que  problema era elétrico e não mecânico, iniciei a desmontagem de tudo que restringia a retirada do motor de arranque. Nesse processo retirei a bateria e o tanque de óleo.



Já com acesso ao motor de arranque fiz todos os testes possíveis no solenóide e verifiquei as escovas do motor. Tudo ok.

Agora estava num dilema, pois o que mais poderia ser? Lembrei que alguém falou sobre a possibilidade do pinhão, uma espécie de engrenagem na ponta do eixo do motor de arranque, estar danificado. Esse pinhão é que faz o atracamento na cremalheira.

Pois bem, retirei a tampa da primária. E após uma rápida inspeção, concluí que aquele eixo, que sai do motor de arranque, estava solto. Com ele solto, o motor de arranque não tinha como empurrá-lo e acionar o pinhão na cremalheira. Reapertei o eixo e fiz um teste. Dito e feito. O motor de arranque estava funcionando perfeitamente.


Refiz o trabalho (e que trabalho) de montar tudo no seu devido lugar.

Se eu tivesse lido com mais atenção no manual o capítulo do troubleshooting, a solução do problema seria mais rápida, ou seja, um simples aperto de um eixo na forma de uma parafuso.

Fica aí a dica. A moto pode não estar virando o motor mas o problema pode ser mais fácil e barato do que você imagina.

Não sou mecânico, mas antes de levar em uma oficina e tomar uma facada, a gente funfa...hehehe

5 comentários:

wolfmann disse...

Boa! Tem muitos colegas que trocam cremalheira e bendix, quando pode ter sido apenas o eixo solto (arrumado na montagem da peça nova).

Allan disse...

Que animal! Parabéns Luciano. Antes de tomar uma facada na oficina, já que tá quebrado, desmonta e vê... hehehe

Pedrão disse...

Excelente post. Vai para a galeria das "obras" aqui do site. Na verdade, olhando a barra lateral à direita há uma relação de marcadores para organizar os assuntos. Este, como os demais, está no marcador "Garage".

Depois faço uma postagem sobre isso.

Parabéns Luciano.

Luciano disse...

Allan me permita só fazer uma retificação.

O eixo não estava quebrado, somente não estava rosqueado na saída no motor de arranque.

Att,

Luciano

Dedé disse...

Oi tenho uma FX 2007 e enrosca no fazer pegar depois de quente. Desmontei tudo aparentemente tudo normal a não ser por um pequeno desgaste na ponta da engrenagem do motor de arranque será que pode ser iaao