sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os Panteras Negras


Li uma resenha sobre os Panteras Negras. O movimento dos caras no final da década de 60 foi foda. Não tem nada a ver com essa papagaiada racialista tupiniquim, até porque aqui não é como lá (apesar de tentarem).

O "Raised Fist" com os punhos vestidos com luvas de couro significava a afirmação do Black Panther Party que, no seu apogeu, acabou descambando para a violência perdendo completamente o sentido de sua existência.

Quando os americanos Smith e Carlos fizeram o "Raised Fist" no pódio dos 200 metros rasos na Olimpíada do México em 68, o mundo conheceu o movimento Black Power. Muito mais que o penteado, o Black Power foi uma corrente ideológica de inspiração marxista que inundou a sociedade americana com ideais revolucionários para a época.

Em sua homenagem, dedico este cinto. Mais pela coragem e respeito à resistência dos Panteras do que pela concordância com seus dogmas. Os líderes do movimento acabaram presos e mortos, mas é incontestável sua importância no contexto histórico em que a contracultura dava seus primeiros passos.

Fiz esse belt com enorme prazer.





Precito: 100 pilas.
E-mail para: hechoamanobelts@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

faz um white power e ve o q acontece, aqui o peconceito é outro, depende do lado da moeda...