terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Parafuso de cabeça roçada: como retirar?

Essa é uma das merdas mais difíceis de resolver. Eis a situação: você vai destarrachar um parafuso grimpado e fode a cabeça dele com a chave de boca ou estriada. A cabeça do parafuso fica mais para um círculo do que para sextavado. E agora? Fudeu?

Uma solução é levar numa oficina e largar mão. Recentemente um amigo queria trocar o amortecedor traseiro de sua Dyna Custom por um de RK mas roçou a cabeça do parafuso inferior original. Solução? levou na oficina e virou as costas. Quando voltou tava pronto o serviço. E nem perguntou como tinham dado jeito naquilo que parecia impossível.

Mas você tem alguns recursos e esta postagem é para ajudar a algum desesperado que, como eu, já passou por uma roubada dessas. Então, antes de ir prá galeria do FMVM, vamos lá:

1) Fogo e porrada: sim, muita gente usa do fogo na cabeça do parafuso para soltá-lo, especialmente quando está preso com Loctite ou algum trava rosca similar. Umas porradas (leves) na cabeça (do parafuso) com uma marreta também podem ajudar, principalmente quando a ferrugem aumenta o atrito da rosca e prende o parafuso. Mas essa é uma medida que apenas ajuda a soltá-lo, lembrando que você ainda tem que retirá-lo.
2) Alicate de pressão: é uma alternativa prá quem não tem ferramentas específicas mas tem o inconveniente de não oferecer pegada ou manobra em função do tamanho e da posição destes fdp de parafusos. Existe um alicate de pressão específico que oferece maior área de engate na cabeça do parafuso e este é o mais recomendado, se for usar este tipo de ferramenta. A foto dele aí embaixo.

3) Alicate de bico estriado: Esse alicate tem aplicação específica para prender parafusos e outras peças pela ponta e é uma boa alternativa ao alicate de pressão em função da possibilidade de trabalhar em pontos com pouco espaço. As estrias do bico são no sentido longitudinal da ferramenta, oferecendo uma pegada mais firme quando do torque.


Essa última foto mostra a orientação das estrias centrais do bico do alicate.

4) Soquete saca-parafuso: De todas, é a melhor alternativa para tirar um parafuso preso. É vendido em kits de vários diâmetros e ele tem uma série de estrias internas em espiral que prendem na cabeça do fdp em toda a sua circunferência, oferecendo maior área de pegada, além de permitir o torque de destravamento em função da catraca e do braço.

  
5) Extrator de parafuso: Normalmente é vendido em jogos de diversos diâmetros e a função dele é abrir uma rosca dentro do parafuso no sentido anti-horário, e assim, permitir que seu aperto implique em desaperto do parafuso a ser sacado.


6) Técnica old school: Sim, existe uma técnica antiga e que até hoje nego usa por aí. E funfa, pode ter certeza. Depois de soltar o parafuso usando a técnica nº 1 deste post, abre-se uma fenda inclinada no sentido horário (prá direita) uns 30 graus com uma segueta na lateral da cabeça do parafuso roçado. Enfia na fenda uma talhadeira de fenda fina, ou chave de fenda grande, e vai dando umas porradas nela com uma marreta no sentido anti-horário, começando devagar e observando a movimentação do parafuso. Sai que é uma beleza.

Nenhum comentário: