sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Testando o Óleo


Ontem na QI ganhei um conjunto de imãs desses poderosos do amigo Baptista. Na roda, o Filipe deu a ideia de realizar um teste de limalha no óleo usado da moto. Então... ao trabajo.

Desde que troquei o óleo antes da viagem para o TWB venho mantendo o usado numa garrafa PET, aguardando o momento de descartá-lo em algum posto ou na oficina de algum cliente. Então, vai ser esse mesmo.


 Derramei 2,2 litros de óleo usado sobre o ímã dentro de um funil. 



Mergulhei completamente o imã no óleo. 


Olha aí o resultado. Essas manchas escuras no centro da ímã são de limalha de metal. 


Limpei a peça com querosene e a limalha mostrou sua cor.

Mas é preciso considerar que o óleo usado no teste é a mistura do óleo retirado do cárter + o óleo do interior do filtro. Neste caso, a limalha pode ter sido retida pelo filtro e, ao despejar o excesso na bacia, acabou contaminando o óleo do cárter.

Na próxima troca vou tomar o cuidado de separar bem os dois óleos (cárter e filtro) e fazer os testes em separado. De qualquer forma valeu pelo alerta e, pelo sim, pelo não, vou colocar um imã desses na parede do filtro de óleo. Vai que funfa...

4 comentários:

wolfmann disse...

Pedrão, se quiser fazer o descarte do óleo usado, nós fazemos parte de um programa de reciclagem controlado pelas agências de petróleo e meio-ambiente.

Esse teste teria sido mais assustador se você tivesse feito isso com óleo da primeira troca... ali sai muita limalha.

Filipec disse...

Tem mais limalha do que eu imaginava, considerando o filtro de 5micron.

Wolfmann, como faço para fazer o descarte? Tenho todos os óleos trocados até hoje em pet na minha garagem, está na hora de arrumar um fim.

Pedrão disse...

Filipe, costumo descartar em alguns clientes da área de mineração que tem oficina própria, mas os postos de gasolina aceitam numa boa, até porque este óleo usado é vendido para re-refino.

No próximo rolé leve umas garrafas e vá desovando no posto do Velhinho.

Brunão disse...

Que imã FDP. Barra pesada!
Só tem figura nas QI. Um quer imã pra desmagnetizar, outro tem em casa imãs potentes e outro quer colocar um imã no filtro de óleo. Quem nunca foi nas QI não sabe quanto é bom.