sábado, 26 de novembro de 2011

Quais ferramentas colocar no embornal malvadão?


As chaves que carrego: boca de 1/2", 3/8", 5/8", 9/16", 11 mm, 10 mm, 9 mm, allen 1/4", 1/2" e outras, torx T25, T27, T35 e outras, alicate multifunção com fenda, phillips, canivete, etc, abraçadeiras, fusíveis de 15A, lâmpada da lanterna etc etc etc.    


As ferramentas abrigadas no embornal.

Já ví de tudo. Gente que leva Locktite, gente que leva filtro solar, gente que leva um jogo completo de 150 peças de ferramentas (em milímetros) cujo uso se restringe a 1/10 do que carrega. Também já ví nêgo com um bom jogo de ferramentas mas muita coisa que não serve prá nada.

No retorno de Sampa perdi a porca que prende o parafuso posterior do tanque e que dá suporte ao banco de molas. Se tivesse sozinho me virava mas precisei usar uma chave allen e umas abraçadeiras do Luciano, um Locktite do Badá, uma chave de 1/2" minha além do parafuso sobressalente do posto mais próximo.

O segredo de um bom jogo de ferramentas para viagens e pequenas emergências é conhecer a moto, identificar as necessidades para não carregar peso morto. Por exemplo, com a chave de 1/2" eu consigo regular os retrovisores, coisa muito útil quando ele leva uma pancada por qualquer motivo.

Com a mesma chave de 1/2" eu aperto o parafuso do tanque, de trás e da frente, regulo a embreagem, os parafusos do linkage, e outras coisas.

Com uma 5/8" eu retiro e aperto as velas, e uso nos bujões do câmbio, do cárter e da primária.

As torx 25 servem para abrir os manicotos e com as T27 eu regulo a altura deles e abro a tampa da primária.  E com as T35 eu abro o caliper do freio traseiro, T45 espadas e pedaleiras e com uma estriada de 12 de 10 mm eu abro o mangote do freio. Aliás, essa mesma de 10 mm me serve também para regular os cabos do acelerador e retorno.

Uma chave 3/8" abre os bleeders dos freios dianteiro e traseiro e as allen de 1/4" servem nos parafusos do paralamas dianteiro e do guidão, essenciais no caso de uma pequena batida frontal em que você precise fazer um reparo rápido ou se livrar de uma peça qualquer que impeça a moto de andar.

Estou preparando uma lista de ferramentas essenciais para cada moto e para que servem no caso de pequenos reparos. Acompanha o embornal. Interessa?

4 comentários:

Anjo disse...

Oi, segue esta idéia? Vai ser apenas pras H-D's, ou pretende ver outras marcas?

Pedrão disse...

Pô Anjo, só para as HD´s. Os embornais venderam bem mas parei de fabricá-los (por enquanto).
Abrax,
Pedrão

Helda - Heart View Sports disse...

Olá! Voltou a fabricar os embornais? Tem lista para HD 883 Custom?
Abs,
Helda

Pedrão disse...

Helda, ainda não. Dei um tempo nos cintos também. Estou no projeto de um banco de molas exclusivíssimo.
Abs e assim que tiver algo, posto por aqui.
Pedrão