terça-feira, 13 de setembro de 2011

Customizando os cabos de vela

Uma das primeiras modificações que o sujeito faz quando compra uma HD é trocar os cabos de vela. O mercado possui opções baratas e bem mais atraentes que os cabos originais pretos de 7 mm de diâmetro. Eu mesmo, há tempos instalei um Energy de 8 mm na cor vermelha.

Não quero entrar na questão do aumento de performance, eficiência no centelhamento, resistividade etc, pois o tópico aqui é customização, mas é fato que os cabos originais são muito bem fabricados. Por isso, antes de destruí-lo como eu fiz é bom substituí-lo por um cabo de boa qualidade.

Adquiri 1,5 m de cabo de vela revestido com tecido no melhor estilo old school. Na fome de ver a bagaça pronta, usei os próprios conectores dos cabos originais de 7 mm em um cabo de 9 mm. Daí dá prá ver a dificuldade que tive de grimpar a truta. Assim sendo, o ideal é usar conectores na mesma bitola do cabo.


O primeiro passo foi desmontar os cabos originais para pegar os conectores e, desde já, agradeço ao Filipec a dica do tutorial dele no FHD de que a coisa só funciona com muito WD.


 Abri os conectores com alicate de bico para encaixar o cabo de 9 mm.

 Expus o fio condutor e o dobrei no sentido do conector de forma a manter o fio em contato direto com o corpo de metal.


Numa feira de antiguidades (frequento-as muito) comprei uma peça de latão, que vazei na cabeça e abri uma rosca de 8 mm para entrar no lugar do parafuso do suporte da buzina. Um pouco de locktite, um aperto e tá no lugar.


Passei o cabo pela cabeça do suporte de latão e agora era cortar e grimpar o cano no tamanho certo. 


O resultado ficou legal. Exatamente do jeito que eu queria. Aprovado!!!






3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Berolas,
Vc tá parecendo engenheiro de Santa Rita do Sapucai. Que põe a mão na massa mesmo.

Abraços

Barcellos

Pedrão disse...

Fala Bracelete, esse é o espírito!!!

Gustavo Trepin disse...

cara, muito legal o resultado, só tenho uma duvida, esse cabo revestido em tecido, é proprio para isso? onde encontramos para venda, parabéns pelo trabalho!