segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tunei a moto



Tunei a moto. Instalei um SESPT trazido por um amigo do Brunão, e fui fuçando. O SESPT é a sigla para Screamin’ Eagle Pro Super Tuner, uma bagaça da Harley que permite que você altere certos parâmetros configurados na ECU da moto, de modo da dar a ela uma característica, digamos assim, mais racing.

Basicamente ele permite ajustes no avanço de ignição dos cilindros dianteiro e traseiro, separadamente, além de permitir ajustar a eficiência volumétrica, RPM, taxas de fluxo do injetor de combustível, mistura ar +combustível, avanço de ignição, enriquecimento para aquecimento, e várias outras coisas.

O troço é um brinquedo e tanto.

Iniciei com um mapa feito pelo Wolfmann e outros camaradas aqui do Rio, já modificado. E, como não poderia deixar de ser, mexi um pouco nele ainda.

Comecei enriquecendo a AFR e a VE em algumas poucas células. Depois reduzi a marcha lenta para 808 RPM em temperaturas acima de 60 graus.

Mexi no empobrecimento para desaceleração tirando mais gasosa no retorno do acelerador. Com isso, acabei com os backfires.

Dei uma atenuada na curva do enriquecimento para aquecimento e no combusta para partida dentre outras coisas. Depois explico com mais calma.

Tô partindo para o Smart Tune que é quando você grava os dados da moto rodando em diversas situações e depois combina todos eles em um só mapa, com seu escape, seu filtro de ar e sua tocada.

Vou gastar uns próximos posts com as impressões sobre o resultado. Aguardem.

Nenhum comentário: