quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meu irmão quer comprar uma HD...

Capo,

Antes de você tomar uma decisão vou lhe passar algumas impressões da moto que tenho há mais de 2 anos, após mais de 10 anos com uma Shadow. É uma puta moto. Para mim, vale cada centavo. Gosto de andar nela, consegui o "conforto" que desejava e não vendo ela de jeito nenhum.

Contudo, é preciso que você saiba que as HD´s são meio obsoletas, o pós-venda é uma merda, a moto esquenta prá caralho, bebe feito a Ângela Ro-Rô e alguns componentes da moto são ridiculamente vagabundos para uma Harley. Por outro lado, a mecânica é fácil e a manutenção barata, assim como o seguro que dificilmente passa de R$ 900,00.

Esteja pronto para investir algo mais na moto. Não adianta vc falar que não vai gastar mais nada nela, que vai manter ela original e blá-blá-blá, que gasta. A Dyna é uma moto pronta para customização e ela te convida a isso.Você tem que ser ninja prá resistir. E o troço de customização é uma cachaça. Por isso, o segredo é fazer as coisas devagarzinho, curtindo cada nova modificação, esperando "aquela" peça chegar do exterior para ver como vai ficar e guardando uma tralha sem fim num canto da sua casa esperando algum Swap Meet para se livrar daquilo.

Prá você ter uma ideia, coloquei um banco solo, pedaleiras avançadas, riser de guidão de 2,5", relocador para o velocímetro com suporte da Sportster, escape 2 em 1 da Vance & Hines, seca-suvaco de 12", lanterna traseira custom, lentes bullets vermelhas nos piscas, tampa skull na bateria, troquei a tampa da primária para uma com logo, manoplas com logo, pintei de preto fosco o filtro de ar, troquei o elemento do filtro de ar original por um K&N, instalei um PigXied enriquecedor de mistura do Porcão, tampa do trim, subi a frente do tanque com um riser de 2", instalei um Fork Brace Screaming Eagle, tirei os olhos de gato traseiros, coloquei dois nut axle na roda dianteira, coloquei couro na frente da mesa do guidão, pintei uma estrela d´ouro na tampa de trás do velocímetro e uma na base do paralamas dianteiro, acoplei uma flashlight de 1915 no quadro e sábado agora marquei com o Barba uma pinstriping na minha moto.

Se você quer conforto, as HD´s não são as mais adequadas. Tem melhores. Mas, para mim, quem quer conforto deve andar de carro ou comprar uma BMW. Harley é Harley. A moto vibra muito, faz um barulho diferente a cada semana e não tem boa ciclística em velocidades acima de 140 Km/h. Entretanto, o torque do motor 1.600 cc é animal e nenhuma outra moto é capaz de atrair tanta atenção das pessoas na rua.

É incrível. Os donos de Boulevard, Shadow, xinglings e todas as outras sabem que as Harley´s são as verdadeiras motos. Os japas copiam, copiam, copiam e nem chegam perto. O nome é um mito e, de alguma forma, isso dá gosto. Outro dia parei no sinal da esquina da Prado Júnior com a NS Copacabana e um grupo de japoneses se aproximou para tirar fotos de mim sobre a moto. Fiz pose, sinal do chifre do diabo, hang loose, acelerei para ouvirem e filmarem o ronco e o cacete a quatro. Foi uma festa multinacional. Definitivamente, se estivesse sobre uma BMW, isso não ocorreria.

Outra coisa é a capacidade de agrupar que as HD´s tem. Isso é legal porque você conhece muita gente diferente, alguns bem experientes e que ajudam os novatos, e os que chegam são, na maioria das vezes, muito bem vindos.

O problema da moto esquentar muito pode ser um fator limitante para quem tem que pegar trânsito urbano pesado no calor do Rio. Por isso, a primeira providência de qualquer dono de HD é enriquecer a mistura ar/combustível que vem muito pobre de fábrica para atender aos rigorosos padrões de emissão americanos. Para isso, existem no mercado o PigXied, o Cobra, o Fuel Pack, o Power Commander, o Super Tuner, o SERT e vários outros.

Para andar nos corredores a Dyna é tranquila apesar de seus quase 300 quilos. Mesmo assim, aconselho um seca-suvaco para passar por cima dos retrovisores. A moto vem com o nariz entupido então, trocar o elemento de filtro é outra obrigação. Outra coisa é o escape, que você pode trocar só as ponteiras ou todo o conjunto como eu fiz.

No mais, espero ter contribuído para sua decisão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Brother, comprei. Finalmente. Veja comentários em:
http://www.forumhd.com.br/index.php/topic,8566.0.html

Pedrão disse...

Parabéns pela root beer. Bora rodar.