sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Capitão América - Um Ícone sobre Duas Rodas


Los Pedros fazendo um "ass drive" na Harley FLH de Peter Fonda nos EUA.

Quem nunca ouviu falar em Easy Rider? Eu tinha apenas 6 anos de idade quando o filme foi lançado nos EUA em 1969. Intitulado no Brasil como "Sem Destino", o filme foi um ícone da liberdade sobre rodas e até hoje impera na mais legítima tradução do que vem a ser o espírito do motociclista.

Trata-se de um filme estrelado por dois cabeludos (Henry Fonda e Dennis Hopper) e duas máquinas, estas últimas as verdadeiras protagonistas da história. A primeira, pilotada por Fonda, uma Harley Davidson FLH da polícia americana, de garfo alongado e com o tanque pintado com as cores da bandeira americana. A segunda, conduzida por Hopper, uma Harley Hidra Glide.


A Harley FLH de Fonda imortalizada com o apelido de "Capitão América"

Numa das cenas antológicas do filme, Wyatt (Peter Fonda) joga fora o seu relógio antes de subir na moto e tomar a estrada. Esta era a visão de liberdade de Fonda ao criar o roteiro do filme, cuja idéia nasceu após fumar um baseado olhando para a foto do filme “The Wild Angels” (1966), que o mostrava junto a Bruce Dern em frente a duas motocicletas.
Jack Nicholson, em início de carreira, faz o brilhante papel de advogado bebum que os conhece na cadeia. Era a contracultura que nascia após a revolta de estudantes em Paris em 1968, um dos marcos históricos do movimento jovem.
Trata-se de um dos dez filmes mais importantes da história de Hollywood, feito em apenas 7 semanas e com um orçamento minguado de 350 mil doletas. Atualmente, uma réplica de Capitão América encontra-se no Museu da Harley-Davidson em Milwaukee. Consta que, dos dois exemplares originais da Harley de Fonda utilizados nas filmagens, um pegou fogo e a outra moto desapareceu misteriosamente. Deve estar com algum colecionador aficcionado maluco...e feliz.

2 comentários:

Claudio disse...

Meu Caro Berolines,
coloque sua Harley na estrada e venha para sétimo grandioso e eloquente encontro da CAC juntamente com o aniversário do Tucano.
Veja detalhes no flogão.
Abraços.
Barcelos

Pedro Couto disse...

Já tá tudo planejado. São 450 Km de vento na cara. Se a família for junto, vão ser 450 Km de ar condicionado.
Até lá!!